TECNOLOGIA ASSISTIVA E DEFICIÊNCIA FÍSICA
Esta tecnologia assistiva fortalecerá o manejo do lápis, giz de cera ou pincel, por exigir uma habilidade motora fina. Além de manusear estes instrumentos o/a aluno/a fixa, com a outra mão, o papel no qual vai desenhar e escrever. Esta tarefa pode ser muito difícil para estudantes com deficiência física, e dessa forma pode-se pensar em alternativas para lhes auxiliar.
Fixar a folha com fita adesiva ou em uma prancheta. Precisamos verificar qual a habilidade de preensão da mão deste aluno e escolher uma alternativa como um engrossador para o lápis ou pincel. A “aranha-mola” é um arame revestido, onde os dedos e a caneta são encaixados. (www.expansao.com)
Aranha-mola
Os movimentos involuntários podem ser inibidos por uma pulseira imantada. Na caneta, um engrossador de borracha também facilita a preensão e escrita. (www.expansao.com).
Pulseira imantada.
-Órtese
Um engrossador de lápis pode ser feito com espuma macia e órteses podem melhorar a posição da mão do aluno e ainda conter um dispositivo para fixar o lápis. (www.expansao.com).
Engrossador de espuma.
Adaptação de borracha. Uma bola de borracha encontrada em farmácias e que faz parte do “sugador de leite” pode tornar-se um recurso ótimo de adaptação do lápis.
Engrossadores de lápis, pincéis, giz
de cera, rolo para pintura e tubo de cola colorida, utilizando uma espuma
encontrada em ferragens e que, originalmente, serve para o revestimento de
encanamento de água quente. Esta espuma é vendida em metro e a encontramos em
vários diâmetros.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/outubro/dia-nacional-da-pessoa-portadora-de-deficiencia-fisica-7.php
oi Dina, sua contribuição foi ótima sobre as adptações desses recursos.Valeu!
ResponderExcluirDina,
ResponderExcluirParabéns pela postagem!
Você apresentou vários exemplos de TA, que muito nos ajudarão nas intervenções de alunos com deficiência física com comprometimento na psicomotricidade fina.
Grata,
Roseane
Legal Dina! A tecnologia assistiva é de grande importância para a aprendizagem de nossas crianças, pois esse tipo de recurso tornará mais fácil vencer as barreiras encontras no decorrer da sua vida escolar.
ResponderExcluirOlá Dina! Acessei o seu BLOG e achei muito interessante suas sugestões de Tecnologia Assistiva, para o desenvolvimento da coordenação motora fina. O Estudo de Caso que realizamos, sobre as dificuldades do Mateus, sugere que a coordenação motora ampla e fina sejam desenvolvidas. Diante da base alfabética do aluno encontrar-se em nível de garatujas, as suas sugestões são muito pertinentes para o desenvolvimento linguístico relacionado à escrita.
ResponderExcluirAchei bastante oportunas suas sugestões como a órtese manual, a pulseira imantada, o engrossador de lápis, a prancha inclinada, a tesoura adaptada, a aranha mola e a adaptação de mesa à cadeira de rodas que implicarão na autonomia em relação à preensão e reposturação, entre outros aspectos do seu desenvolvimento.
Dina, apreciei o seu trabalho sobre a tecnologia assistiva. O material postado por você é muito rico para se trabalhar com o aluno com deficiência, necessitando desses recursos. No caso do Mateus esses recursos serão acessíveis a ele. Pois facilitarão seu ingresso a escrita e leitura trabalhando sua psicomotricidade.
ResponderExcluirRealmente, amiga, todas as atividades são impertinentes para o desenvolvimento da criança com dificuldade de apreensão da mão. Gostei muito da sua postagem.
ResponderExcluirBeijos, Edja.
Olá colega Dina! gostei muito dos recursos de TA que você postou como sugestão para auxiliar alunos com DI que apresentam dificuldades de preensão. Parabéns!
ResponderExcluir