domingo, 18 de agosto de 2013

TA e BLOG



TECNOLOGIA  ASSISTIVA  E  DEFICIÊNCIA FÍSICA

Esta tecnologia assistiva fortalecerá o manejo do lápis, giz de cera ou pincel, por exigir uma habilidade motora fina. Além de manusear estes instrumentos o/a aluno/a fixa, com a outra mão, o papel no qual vai desenhar e escrever. Esta tarefa pode ser muito difícil para estudantes com deficiência física, e dessa forma pode-se pensar em alternativas para lhes auxiliar.
 Fixar a folha com fita adesiva ou em uma prancheta. Precisamos verificar qual a habilidade de preensão da mão deste aluno e escolher uma alternativa como um engrossador para o lápis ou pincel. A “aranha-mola” é um arame revestido, onde os dedos e a caneta são encaixados. (www.expansao.com)

Aranha-mola


 Os movimentos involuntários podem ser inibidos por uma pulseira imantada. Na caneta, um engrossador de borracha também facilita a preensão e escrita. (www.expansao.com).

Pulseira imantada.

-Órtese


 Um engrossador de lápis pode ser feito com espuma macia e órteses podem melhorar a posição da mão do aluno e ainda conter um dispositivo para fixar o lápis. (www.expansao.com).

Engrossador de espuma.



Adaptação de borracha.                                                                                             Uma bola de borracha encontrada em farmácias e que faz parte do “sugador de leite” pode tornar-se um recurso ótimo de adaptação do lápis.
Engrossadores de lápis, pincéis, giz de cera, rolo para pintura e tubo de cola colorida, utilizando uma espuma encontrada em ferragens e que, originalmente, serve para o revestimento de encanamento de água quente. Esta espuma é vendida em metro e a encontramos em vários diâmetros.



http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/outubro/dia-nacional-da-pessoa-portadora-de-deficiencia-fisica-7.php

7 comentários:

  1. oi Dina, sua contribuição foi ótima sobre as adptações desses recursos.Valeu!

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  2. Dina,

    Parabéns pela postagem!
    Você apresentou vários exemplos de TA, que muito nos ajudarão nas intervenções de alunos com deficiência física com comprometimento na psicomotricidade fina.

    Grata,
    Roseane

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  3. Legal Dina! A tecnologia assistiva é de grande importância para a aprendizagem de nossas crianças, pois esse tipo de recurso tornará mais fácil vencer as barreiras encontras no decorrer da sua vida escolar.

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  4. Olá Dina! Acessei o seu BLOG e achei muito interessante suas sugestões de Tecnologia Assistiva, para o desenvolvimento da coordenação motora fina. O Estudo de Caso que realizamos, sobre as dificuldades do Mateus, sugere que a coordenação motora ampla e fina sejam desenvolvidas. Diante da base alfabética do aluno encontrar-se em nível de garatujas, as suas sugestões são muito pertinentes para o desenvolvimento linguístico relacionado à escrita.
    Achei bastante oportunas suas sugestões como a órtese manual, a pulseira imantada, o engrossador de lápis, a prancha inclinada, a tesoura adaptada, a aranha mola e a adaptação de mesa à cadeira de rodas que implicarão na autonomia em relação à preensão e reposturação, entre outros aspectos do seu desenvolvimento.

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  5. Dina, apreciei o seu trabalho sobre a tecnologia assistiva. O material postado por você é muito rico para se trabalhar com o aluno com deficiência, necessitando desses recursos. No caso do Mateus esses recursos serão acessíveis a ele. Pois facilitarão seu ingresso a escrita e leitura trabalhando sua psicomotricidade.

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  6. Realmente, amiga, todas as atividades são impertinentes para o desenvolvimento da criança com dificuldade de apreensão da mão. Gostei muito da sua postagem.
    Beijos, Edja.

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  7. Olá colega Dina! gostei muito dos recursos de TA que você postou como sugestão para auxiliar alunos com DI que apresentam dificuldades de preensão. Parabéns!

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