O AEE em
ambiências de Sala de recursos Multifuncional
O(A) professor(a) que propõe o atendimento educacional especializado em
ambiência de sala de recursos
multifuncionais tem papel específico de acordo com o conjunto de comportamentos
que compõe o(a) aluno(a)que procura ajuda.
Por meio da queixa que emerge da fonte
pedagógica, o(a) professor(a) deve promover a entrevista diagnóstica com responsáveis
e, a partir desse serviço, avaliar psicopedagogicamente o(a) aluno(a). Com base
nas especificidades desse a sujeito, o(a) professor(a) constroi o plano de AEE (atendimento
educacional especializado. Faço essas afirmações por considerar todo ser,
humano, e se humano, dotado de
especificidades que lhe torna uno. E se, ser humano único, diferente de todos,
apoiado na diversidade. Diversidade com igualdade de oportunidades
representando como princípio básico, condições de pleno desenvolvimento de
cidadania e que por sua vez pretende
assegurar condições de crescimento de
suas potencialidades, habilidades e talentos.
O princípio básico referido diz respeito ao principal papel do(a) professor(a) da educação inclusiva em AEE pois, a partir desse papel, formata seu
trabalho, configurando o seu ofício. Ofício este, de respeitar as diferenças
individuais, colaborar com o resgate dos direitos civis, promovendo a igualdade
de oportunidades, ao tempo em que auxilia a combater qualquer tipo de discriminação.
Sendo este o papel do(a)
professor(a)do AEE, a autonomia do(a) aluno(a) na sociedade, é o seu principal
objetivo.
O estudo de caso, etapa que
configura o processo pedagógico, se faz indispensável nesse processo, por
permitir o conhecimento do aluno contextualizado em suas diversas dimensões,
assim como identificar e resgatar a natureza das dificuldades pertinentes e as
potencialidades e habilidades desse ator.
O plano de atendimento educacional, especializado,
instrumento que simbolicamente contém todas as ferramentas necessárias para o
resgate das potencialidades, habilidades e posterior autonomia do sujeito
implicado, só será eficazmente configurado, caso o resgate da natureza e
processo de aprendizagem do(a) aluno(a) tenham sido levantados detalhadamente. Faz-se
importante ressaltar que a dimensão psicoafetiva desse sujeito não deve por hipótese
alguma ser menosprezada pois diante de recorrentes episódios de fracasso
pedagógico, assim como em todas as faces de existência , a estima dessa pessoa
por si se encontra abalada. Diante de todas essas premissas que devem ser
levadas em consideração na construção do AEE, o(a) aluno(a) com certeza, terá
sua autonomia garantida e respeitada na diversidade em que é configuradov
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ResponderExcluirDina, seu texto além de mostrar a natureza de alguns problemas que temos em nossas escolas, nos faz questionar o nosso dever de garantir ao aluno o atendimento com zelo e amor, este que muitas vezes ele só tem através de nós .
ResponderExcluirDina!
ResponderExcluirDe fato é relevante ressaltar a necessidade e a importância para o aluno (público alvo do AEE)de ser visto e aceito como um ser humano único. Acredito ser esse o principal papel do professor, especialmente, do professor do AEE.
Um grande abraço!
Dina Parabéns pelas colocações!
ResponderExcluirImportante esse olhar de que o ser humano é único, da diversidade com igualdade de oportunidades. É nosso papel elaborar estratégias levando em conta as necessidades especificas do nosso público alvo e o Estudo de caso é de suma importância para identificar esses pontos.
Abraço!